segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Convocação: Scott Pilgrim Contra o Mundo

O filme Scott Pilgrim Contra o Mundo, adaptação cinematográfica da aclamada obra dos quadrinhos, é um dos mais legais que já vi na vida. Tá certo que não é um filme para todos os públicos, mas mesmo assim também não consigo entender como ele não fez o sucesso que merecia na estréia em solo estadunidense.


Não vou dar detalhes sobre a história do filme, para isso qualquer um que esteja lendo já conhece as ferramentas apropriadas. Apenas gostaria de reforçar minha total apreciação pela obra. É daqueles filmes que consegue ser bem-humorado num estilo próprio, descontraído, diferente e acima de tudo muito divertido. Sério, poucas vezes me lembro de ter assistido a um filme com uma identidade única, característica, que o fizesse tão diferente de tudo mais que se vê por aí.

Pode-se dizer que o diretor Edgar Wright "pega emprestado" muitos recursos originários do universo das HQ's, tais como as onomatopeias, o que significa, alguns podem dizer, não a criação de uma ideia nova, mas somente a inserção de velhos elementos já conhecidos de um tipo de mídia em outro. Mas de qualquer forma, só conseguir fazer essa "migração" tão bem já é um feito a ser parabenizado.

Pilgrim arrebentando rostos alheios.
 
SPCoM é recheado de referências e piadas que agradarão especificamente aos gamers (tanto os old school como as gerações mais recentes) e aos fãs de mangás/animes de porradaria de proporções absurdas - ao melhor estilo Dragon Ball Z, se me permitem o comentário - com direito a movimentos legais, slow motions, combos de dezenas de hits e destruição massiva do cenário. Ou seja, pode contar com muuuita ação nesse filme.

Fora as lutas, que por si sós, já são um show à parte, espere por bastante música. Rock n' Roll tem de sobra no filme, e preste atenção nas batalhas musicais (GH 3, anyone?), é muito foda. Eu queria muito citar uma dessas cenas, mas é um pecado soltar qualquer spoiler sobre um filme desses, estragaria a emoção, então terão que ver por vocês mesmos.

 É hora do dueloooooo!!! LOL

Note que em nenhum momento fiz comparações entre o filme e os quadrinhos. Isso por dois motivos: primeiro eu não li os quadrinhos (mas pelo que dizem é muito bom também); e segundo, nem tenho necessidade de fazer esta comparação. O filme por si só já se garante, não precisa estar apoiado no nome de um sucesso consagrado para que as pessoas sejam atraídas ao cinema.

 As sete pedras no sapato de Scott Pilgrim.

Talvez Scott Pilgrim Contra o Mundo soe um tanto infantil para alguns, mas de maneira nenhuma isso o afeta negativamente, segundo minha avaliação. Pelo contrário, só coleta mais fãs e faz o maior número de pessoas possível conhecer esta bela obra. Tenha em mente que o próposito aqui é a diversão. E neste quesito o filme é perfeito.

Sobre a "convocação", que escrevi lá em cima no título: caso tu não saiba, SPCoM estreou na última sexta-feira nos cinemas de São Paulo. Não consegui achar nenhuma notícia relacionada à estréia aqui no RS, mas esperançosamente acredito que ele venha em breve. Resta torcer para que seja sucesso de bilheteria lá no sudeste, e aí venha forte pra cá. Assim sendo, antecipadamente já convoco-vos a todos para que assistam o filme nas telonas.

 Mas que porra é aquela?

Infelizmente minha ansiedade falou mais alto, mas de preferência, não façam que nem eu, né? Convide alguém, vá durante a semana (que é mais barato) e seja feliz. Vale a pena. Talvez eu até veja de novo se o filme vier mesmo pra cá.

Té mais.

Nenhum comentário: